Amigas que me visitam !!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Técnica do Começo Perfeito

Com esta matéria tentarei
mostrar para vocês o PAP (passo a passo)
de uma maneira diferente de começar a fazer o barrado
de crochet diretamente no tecido,
mas de forma que o início fique perfeito...
Dei o nome de Técnica do Começo Perfeito.
Essa maneira de iniciar o crochet no tecido
nunca vi em lugar algum...

Entre 1977 e 1980
estudei na Universidade Estadual de Maringá
e nessa ocasião já fazia crochet
e, como não conseguia encontrar alguém
que fizesse ajour à máquina e,
como também não queria que ficasse o crochet acoplado ao
tecido com aqueles pontos compridos...
depois de muito pensar sobre o assunto,
num belo dia tive a ideia de fazer o que abaixo vou mostrar....

O barrado pelo avesso


o barrado pelo direito.
Como podem observar o crochet sai do tecido,
sem contudo ficar com aquelas laçadas acopladas ao tecido,
tirando um pouco da beleza do crochet


Por primeiro tiro fios de tecido,
como por exemplo,
na foto acima foi da seguinte forma:
depois de aparar o tecido tirando um fio de cada beirada,
começei por tirar um fio a 1 cm, depois outro fio a 3 cm
e outro fio a 5 cm .

Em suma:
tiro um fio a 1 cm, outro a 3 cm e outro a 5 cm
da beirada do tecido nos quatro lados do tecido.


o tecido depois dos fios tirados fica assim...


A seguir, no fio tirado do meio,
ou seja,
o fio tirado a 3 cm da beirada do tecido,
introduzo a agulha de crochet no direito do tecido,
colocando o fio de crochet que será utilizado por baixo do tecido...

Na foto acima aparece o avesso do tecido
com a agulha de crochet introduzida pelo direito...

Pelo direito do tecido aparece o fio do crochet com a agulha


ficará assim


A partir desse momento começa-se
a fazer o ponto correntinha de crochet
tendo o cuidado de deixar o tecido entre os pontos, ou seja,
cada ponto é feito introduzindo a agulha no tecido e puxando
a linha ( fio de crochet) para o direito e executando a correntinha.

A correntinha é feita pegando pouquissimos fios de tecido.
(mais ou menos 2 a 4 fios).

puxa-se o fio do crochet e passa-se pela argola existente no direito do tecido


a correntinha já iniciada

a correntinha é feita a volta do tecido,
sempre no segundo fio tirado a contar da beirada do tecido
o resultado é este....


ao terminar a volta, cortar o fio e arrematar...

A seguir dobra-se o tecido justamente
no local onde foi feita a correntinha,
conforme se observa na foto,
dobrando ainda o tecido no fio tirado a 1 cm da beirada,
fazendo assim a barra do tecido.

Alinhava-se....
E nos cantos faz-se a barra com o canto tipo envelope...

Na foto, pelo avesso, antecipando o alinhavo, foi colocado um alfinete...
A barra é feita tomando-se por base
os 3 fios tirados a 1, 3 e 5 cm da beirada do tecido.

A beirada do tecido ficará com a correntinha,
conforme pode ser observado na foto



Visualização do início do barrado...


Melhor visualização do barrado,
com o início pegando-se
nos pontos na correntinha feita anteriormente.

Visualização do barrado pelo avesso, com a barra alinhavada
à espera de se fazer o ponto ajour à mão
ou então pregando-se com uma costura à máquina,
contudo se a barra for feita com ponto ajour
tomando-se por base o fio tirado a 5 cm da beirada do tecido
fica muito mais fino e bonito...

Visualização do início do barrado....



Visualização do trabalho encerrado...

Por último, gostaria que quem visitasse este blog e lesse esta matéria
deixasse o seu parecer a respeito do PAP
e se este está de fácil compreensão...
Se houver alguma dúvida, escreva e
eu tentarei esclarecer...
Espero ter contribuído para que o seu barrado de crochet
seja melhor apresentado.....
um grande abraço de Maria Filomena a todas....

68 comentários:

Anónimo disse...

menina, adorei seu blog e esse trabalho puchando os fios ficou perfeito, com certeza vou copiar, já coloquei nos meus favoritos, amei, obrigada, um grande abraço. simone, vila velha,ES, Brasil.
simonepiteres@hotmail.com

Unknown disse...

Ola Maria Filomena,

Muito interessante e apropriado para quem quer aprender a trabalhar com fios, este teu passo-a-passo para acabamentos na toalha com bico de crochet. Esta é a primeira vez que vejo este tipo de acabamento, e gostei muito.
Tambem gosto de trabalhos manuais, e no momento estou fazendo uma toalha de mesa em crochet.
Gostei muito de teu blog, voltarei mais vezes, apesar de não ter muito tempo na net.
Um abraço
Maria

Maria Filomena disse...

Simone e Maria, muito obrigada pelos comentários.... espero que o passo a passo sirva para todos que gostem de crochet... um grande abraço Maria Filomena

Anónimo disse...

Este passo a passo está muito bom. Não conhecia esta técnica. Bom dia de Carnaval.

Tany disse...

O passo-a-passo está óptimo, parabéns!
Beijinhos,

Tany

Nélia Botelho disse...

Olá Maria Filomena!

Não conhecia esta técnica, mas realmente deixa o trabalho perfeito. Já guardei e vou tentar fazer.
Está tudo muito bem explicado.
Muito agradecida pelo pap.
bjs
Nélia

Alda Antunes Ferreira disse...

Deixo aqui a minha sincera admiração pela paciência e habilidade ao fazeres esta beleza de demonstração . Achei que está muito esclarecedor e que tenho de treinar...
abraço desta amiga com carinho
Alda

Maria Filomena disse...

Deixo aqui o meu muito obrigada a todas que visitaram o blog e deixaram a sua opinião sobre o mesmo e, em especial sobre o PAP... Espero que seja do vosso agrado, e acima de tudo, que possam aproveitar... um grande abraço da Maria Filomena

Carla disse...

Soube de seu PAP fabuloso pelo blog de uma amiga, a Lia, do Lia e suas Artes. Estou ainda aprendendo crochê, mas com as dicas do seu PAP, sei que terei mais facilidade para produzir um trabalho mais harmonioso e bonito. Obrigada pela generosidade da partilha e pela paciência de explicar e fazer fotos tão ilustrativas.

Anónimo disse...

Ola Filomena,
Achei muito legal este seu pap. Para mim que sou leiga em crochet foi de grande valia. Obrigada. Vou colocar seu nome entre os meus favoritos.
Um grande abraço,
Ivone

Irma Andréia disse...

Oi, adorei seu PAP muito interessante essa sua técnica, fica realmente lindo. adorei. e logo colocarei em prática.
Obrigada.
beijos e bom fim de semana...
Irma

Fatima Guimaraes disse...

Genial....um pouco complicado de inicio, mas o resultado é maravilhoso.
Parabéns, parabéns, parabéns, mil parabéns.

Flávia disse...

Olá, Maria Filomena!!!
Eu entendi perfeitamente o seu passo a passo. Acho que para quem tem uma iniciação ao crochê está bastante esclarecedor!
Obrigada pela paciência e ciência de colaborar com todas as outras crocheteiras do mundo ao compartilhar o seu "invento"!!!
Vou colocar um link para esta página no meu blog, tudo bem? Mas só quando eu fizer as barrinhas de uma "Semaninha" que bordei em ponto cruz recentemente, daí menciono e faço o link para seu blog.
Obrigada!!!

KetyMarques disse...

Lindo, perfeito, maravilhosa ideia.
Beijos

Unknown disse...

Oi, Maria Filomena!


Liiindo!!!
acabamento perfeito,
vou tentar fazer,
parabéns amiga pelos trabalhos
e pelo capricho, adorei.
estou aprendendo a bordar pontos
livres.

Abraços

Sônia Aparecida

♥Edilene Soares♥ disse...

OLÁ FILÓ,VC TEM RAZÃO, NUNCA HAVIA VISTO ESTÁ TÉCNICA EM NENHUM BLOG.
CADA VEZ QUE NAVEGO NA NET ME SURPREENDO COM O QUE VCS BLOGUEIRAS FAZEM.
DEUS TE ABENÇOE
♥JESUS AMA VC♥

Lourdes disse...

Olá Filomena.
Já tinha passado pelo seu blog mas não tinha a certeza se era a minha colega nas lides do artesanato. Agora que já tenho a certeza cá estou para a visitar assiduamente.
Beijinho

GUACYRA disse...

BOA TARDE AMIGA MARIA FILOMENA,, ESPETACULAR,, ESSE PAP, ESTA PERFEITO, ADOREI, ISSO SE CHAMA UM BOM CROCHE,, E VIM AQUI , POIS VI ESTE LA NO AMIGAS DO CROCHE, A LU INDICOU ESTE PAP QUE ADOREI. BJS. CRYSTAL/GUACYRA

Miria disse...

Olá Filomena, meu nome e Miria, adorei teu blog, eu não conhecia esta tecnica, amei. vou levar teu link comigo. bjs. Miria
http://mirokaartes.blogspot.com/

Rosaluz disse...

Filomena amei suas esplicações seu blog tudo, com certeza não te largo mais.
Meu sonho é ir a Portugual e visitar a Ilha Da Madeira para conhecer de perto esses bordados maravilhosos. Tenho um monte de revistas importadas ai de PORTUGAL.
Beijos, me faça uma visitinha meu blog acabou de sair do forno e aceito sugestões.

Rosana disse...

Filomena, amei seu blog sou aprendiz, mas amo tudo que faço estou tentando fazer um blog, mas ainda não cheguei a perfeição,acho que com a sua ajuda terei grandes sucessos,beijos, felicidades....

Unknown disse...

OLA QUERIDA BOA TARDE,NOSSA QUANA COISA LINDA PARABENS E ESTE PAP ESTÁ DIVINO,CONFESSO QUE VOU PASSAR A FAZER ASSIM BEIJOS GRANDES E OBRIGADA,

Belinha disse...

Olá , muito obrigado por partilhar este pequeno grande truque, que na minha opinião é muito útil para quem gosta de fazer as coisas com perfeição.
Esta técnica é perfeita e valoriza muito os trabalhos em croché.
Beijos.
Isabel.

joy disse...

Estava a procura do ponto paris e encontrei seu
trabalho,muito,muito obrigada,tem me ajudado bastante.
Deus abencoe!!!!

Anónimo disse...

Adorei a técnica do começo perfeito.
Parabens!
Gorete - Campo Mourão - Pr.
gore_rodrigues@hotmail.com

alinhavando o tempo disse...

depois de meses um pouco afastada do blog estou tentando ver o que perdi neste tempo todo que passou. adorei sua técnica, é mesmo o capricho de quem faz seu trabalho com amor. o mais interessante é que voce estudou em Maringá, estado do Paraná-BR, e meu netinho mora nessa cidade. fica longe de São Paulo, mas sempre que posso vou até lá, e a cidade está muito bonita. gostei de suas revistas antigas, e também adoro a música Carinhoso ( autoria de Pixinguinha) que voce disse que também gosta. voce ficou muito tempo aqui no Brasil ? seu blog é muito educativo e organizado. gostei de montão ! abraços

Anónimo disse...

Realmente este PAP de croche caiu do céu, é fantástico, vou colocá-lo em prática. O pto ajour aprendi a algum tempo. Adorei por d + seu blog, farei mtas visitas. Que Deus te ilumine hj e sempre para q possamos aprender/aperfeiçoar cada vez mais o dom q cabe a cada um de nós.

Bjs
Eliete

Ionice disse...

olá, gostei muito deste passo a passo, o bico fica sem o caseado, e realmente mais bonito, vou tentar fazer, abraços...

Ionice disse...

Olá Filomena, gostei tento de aprender esta técncia que já apliquei em vários trabalhos, e ja postei no meu blog o link de seu blog ensinando a fazer o começo perfeito, obrigado por ter compartilhado...

Anónimo disse...

Olá Maria Filomena,

Venho acompanhando/admirando o seu blog há algum tempo, mas nesta última semana, o vi desde o seu início em 2008. Me encantei com suas flores, seus animais, as azeitonas e o azeite, os lindos lugares daí de Portugal... Enfim, a-do-rei. Parabéns.
Achei fantástica essa técnica do início perfeito e vou adotá-la.

Parabéns pelos seus trabalhos, pelo seu bloge obrigada por dividir conosco seus conhecimento.

Um grande abraço.

Jusara

Sônia Maria disse...

Noooooossa, Filomena!!!! Que coisa mais linda e perfeita, amiga!
Já vi muitos croches bem feitos ... mas com esse acabamento seu é o primeiro. Parabéns pela criação. Estou levando uma cópia para quando retornar a Goiânia fazer um.
Muito Obrigada por dividir conosco.
Bjs
Sônia Maria

Unknown disse...

Maria Filomena

Obrigada pelo PAP ! Sensacional !!!
Parabéns pela criação

Bj

Miriam Nakutis

Paixão pelo artesanato disse...

Olá Filomena,super interessante esse modo de começar barrado,simplesmente demais...obrigada por compartilhar conosco;o PAP está bem explicado da par entender muito bem.Abraços Maria da Conceição

Paixão pelo artesanato disse...

Olá Filomena,super interessante esse modo de começar barrado,simplesmente demais...obrigada por compartilhar conosco;o PAP está bem explicado da para entender muito bem.Abraços Maria da Conceição

Rainbow Crafter disse...

Que coisa mais linda! Realmente perfeito, especialmente para toalhas e peças decorativas. Parabéns pela idéia e obrigada por dividi-la conosco!

Anónimo disse...

Dna. Maria Filomena,

Como à Sra., me incomodava os traços que fica qdo começamos o croche no tecido, não fica um trabalho delicado e muitas vezes desisto do croche por querer um acabamento mais refinados, como as rendas. Está de parabéns, por descobrir uma maneira de fazer o croche no tecido, sem os pontos baixos alongados. Estarei sempre de visitando, pois tenho muito que aprender contigo.
Marly, São Paulo,SP,Brasil

marali_18@hotmail.com

Leda Maria disse...

olá Filomena, amei a idéia e vou tentar fazer, parabéns pelo seu capricho, e por compartilhar...
Bom final de semana....

Leda Maria disse...

olá Filomena, amei a idéia e vou tentar fazer, parabéns pelo seu capricho, e por compartilhar...
Bom final de semana....
LEDA MARIA - SÃO CARLOS/SP

Elisabete Soares disse...

Parabéns!!!

Sua técnica é simples e fica com acabamento impecável. Amei já estou te seguindo.

Beijos, fique com Deus
bordandocarinho.blogspot.com

Angélica Gerotto disse...

olá filomena, gostaria de saber como faz o canto no tecido, fiz mais ficou muito grosso, tenho que cortar o tecido antes de fasaer a dobra
bejos- angelica.gerotto@hotmail.com

Angélica Gerotto disse...

ola Filomena, gostaria de saber como faz o canto do tecido, fiz mais ficou muito grosso, tem que cortar o tecido
grata

Ana Paula R. Portela disse...

Ih Filomena, sabe do que me lembrei, vendo este post? Do biscornu!
Adorei a idéia, pois eu sou uma das que acham muito feio os pontos saindo no trabalho.
Muito obrigada pela dica.
Bjs

Ana disse...

Bom dia e bem haja Maria Filomena,
por partilhar este seu saber. Tenho uma toalha de linho para fazer barrado em crochet e não gosto do começo tradicional. Vou aproveitar o seu PAP, que está optimo, muito esclarecedor.

Felicidades e bons trabalhos
Ana Pinto - Lisboa
a_pinto34@yahoo.com.br

lu rogeria maravilhas do trico disse...

Filomena que coisa linda parabéns e muito obrigada pela paciência por fazer um passo a passo lindo desse bjs lu

Luluamô disse...

Que coisa mais linda
! Adorei! Fica perfeito mesmo né?!

Anónimo disse...

Parabens por essa idéia linda, "limpa" e brilhante... o trabalho fica perfeito mesmo... e voce deu o nome exato... Ma-ra-vi-lho-so!!

Bjs

Izy

http://izy-artecriativa.blogspot.com/

Rose Junqueira disse...

Bom dia!
Parabens!
Postei no meu facebook e espero q não se zangue.
Vai ajudar muita gente
Rose Junqueira

Mina disse...

Oi Maria Filomena

Mais uma vez parabéns. A explicação está perfeita.

Obrigada

josinha disse...

BOA NOITE!
BELISSIMOS TRABALHOS, BELISSIMOS ACABAMENTOS, PERFEITOS, ADOREI SEU BLOG. MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR SEUS TRABALHOS E EXPLICAÇÕES CONOSCO.
BEIJOS JOSINHA!

Sonia Facion disse...

Que maravilha Filomena!!!!

Resolvi dar um role(aqui no Brasil é dar uma passeada por algum lugar, hehehehe...... e amei descobrir essa maneira de fazer o crochê, pois é um cuidado primoroso para dar um toque de estilo e perfeição, amei!!!!

Vou temntar fazer.

Bjks

Sonia

gau disse...

boa noite, Filomena acabo de visitar seu blog, adorei a tecnica do começo perfeito, ja começei a fazer rsrsr adoro crochet, vou tentar fazer o ponto ajour acho muito lindo!.\\Muito bonito vc. compartilhar com todos nós.

gau disse...

adorei o passo a passo dessa técnica do começo perfeito, alias tudo muito interessante, parabens! pelo lindo trabalho. vou tentar fazer amo crochet e o ponto ajour acho lindo. Boa noite e obrigado por dividir seus ensinamentos.

Conceição Esteves disse...

Filomena, ainda não tinha visto este post.
Está muito bem feito. Eu já conhecia, mas nunca tinha visto em blogs portugueses ou brasileiros, só nos internacionais.
Eu costumo utilizá-lo bastante vezes, pois assim a mim bate sempre certo.
Beijinho

Dalmazia Lodi Rizzini disse...

ciao filomena....sono arrivata nel tuo blog casualmente e sono rimasta incantata! complimenti per tutti i tuoi bellissimi lavori
dalmazia

Luciana disse...

Perfeito o PAP!!! Que Deus abrilhante sempre e cada vez mais este seu coração maravilhoso que ama o que sabe fazer! Obrigada por você existir!!! Bjs,
Luciana Prado.
Rio Verde - GO.

Luciana disse...

Perfeito o PAP!!!Fácil compreensão e fotos muito bem ilustradas!Obrigada por você existir e por amar o que sabe fazer!Que Deus a ilumine sempre para manter o brilhantismo do coração!!!
Bjs,
Luciana Prado
Rio Verde - GO.

Unknown disse...

Fiquei fascinada por esse trabalho. Parabéns.

Unknown disse...

Fiquei fascinada por esse trabalho. Parabéns.

RoseArtFibra disse...

Boa noite!
Gente que ideia maravilhosa!
Eu quero muito copiar e colocar no meu blog e vc como referência. Posso?
Vou aguardar sua autorização.
Forte abraço e parabéns pelo seu trabalho.
Rose Junqueira

Sandra Gonçalves disse...

Maria Filomena, amei sua ideia. Eu também faço com o ponto caseado e realmente me incomoda. Às vezes faço o barrado e costuro na toalha de lavabo, mas dá problema com o tamanho. Agora estou feliz demais porque minhas toalhas de lavabo, de bandeja, meus paninhos, todos vão ficar divinos!
Obrigada por partilhar e seu PAP está perfeito.
Beijos
Sandra

maria josé disse...

Você é ótima e nada egoista.Obrigada pela dica que eu não conhecia e que é maravilhosa. Maria José.

Anónimo disse...

Gostei demais dessa sua dica, eu não conhecia. Obrigada. Eu admiro seu altruismo.

ROSEMARY disse...

Boa ideia, muito inteligente, ficou mesmo perfeito, se vc criou a técnica deveria batizá-la com o seu nome, obrigada por compartilhar conosco.

Stéphanie disse...

Olá Maria, sou do Brasil e gostei bastante do seu blog, especialmente esse PAP. Ficou bem claro e com certeza vou tentar fazer. Parabéns pelo ótimo trabalho e principalmente por compartilhá-lo!

Anónimo disse...


Boa tarde. estou adorando o seu blog, ele e simplesmente maravilhoso, continue assim . BJS Jonice

Anónimo disse...

Gostei muito, pra mim foi novidade mesmo. Legal demais1 Mas quero saber como fazer num forro já desenhado q não dá pra tirar fios.

Obrigada!
Abraços

Ana Paula R. Portela disse...

Filó! Criatura inteligente que você é!!!
Que idéia genial!
Amei! Vou tentar fazer e depois conto como ficou!
Bjs

Tânia Oliveira disse...

Maravilhoso pap, muito bem explicado!!
Obrigada por ensinar o que sabe.